search

Ciclo do Coaching

Postado por Administrador em 19/set/2016 - Sem Comentários

Passar pela experiência de coaching é como a construção de uma casa. Trabalhar com um Coach tem a ver com querer realizar um grande desejo. É como ter a ideia de construir uma casa.

Se chegou a essa ideia, já existe uma imagem mental do que seria bom em termos de um novo lar, já existe o desejo de fazê-lo acontecer. Mas agora chega a hora de construir, de verdade, a estrutura real e concreta.

Numa fase inicial, fazemos uma Avaliação, olhando o terreno, testando o solo, tomando conhecimento do sítio em que estaremos levantando a estrutura.
Na fase de Construção, estamos criando alicerces sólidos e fortes (para o cliente de coaching isso significa trabalhar valores e propósito de vida) para que a casa a ser levantada fique firme e forte.

Uma vez pronto o alicerce, podemos construir um andaime – isto seria a fase de Formulação, em que criamos metas bem formuladas.

Quando o andaime estiver bem colocado, temos condições de, finalmente, entrar em uma fase de execução, que é a fase de Implementação. As paredes vão subindo, os pisos são instalados e, passo a passo, a casa vai ficando pronta.

Então, chegamos ao ponto em que a casa está pronta para ser habitada. Morar em uma casa grande pode ser uma mexida e tanto! Tudo depende do quanto à nova casa representa transformação, se comparada com a antiga.

Talvez seja criticamente importante uma preparação para ir morar neste novo lugar. Este momento é a fase de Transformação, em que examinamos e remodelamos crenças limitantes, autoconceito e todo tipo de padrão que pede mudança para acompanhar o novo jeito de viver.

Quando esta transformação tiver acontecido, finalmente estaremos prontos para chegar e deixar tudo assentar na nova casa, e convidamos as pessoas mais queridas para o grande ritual de inauguração em que celebramos o novo lar.

Reconhecemos que ainda faremos mais mudanças na nova casa. É possível ter-se uma visão das próximas reformas e aprimoramentos, quando de novo estivermos com vontade e pique para mexer no lugar que habitamos. Assim, concluímos o processo com a fase de Consolidação no coaching, encerrando o ciclo, com comemoração, parabéns e reconhecimento de grandes ganhos e um vislumbre
do que mais pode ser acrescentado no futuro.

Em inglês, imobiliária é “real estate”. Traduzindo ao pé da letra, seria “estado real”. Isto é, de verdade, toda nossa intenção na parceria de coaching… a casa da metáfora é criar para sim mesmo o “estado real”, aquilo que realmente merece, digna de você e de grande valor, ainda mais quando se olha para trás e veja o quanto realizou no processo.

Espero que a metáfora proporcione novos insights a respeito do nosso processo de coaching. Realmente, os clientes de coaching fazem uma grande proeza ao realizar mudanças nas suas vidas e merecem ser reconhecidos naquilo que estão fazendo.